Atendimento Online ATENDIMENTO OFFLINE

Como Manter a Casa Organizada

21/10/2020 - 10:24 - Fonte: westwing.com.br

Algumas vezes parece que não tem como manter a casa organizada. E essa é uma situação que se agrava quando os donos da casa trabalham fora, possuem uma rotina corrida e não têm tempo para arrumar a casa.
 
 Por isso, é importante, além de organizar a casa, ordenar as tarefas para que elas sejam sempre rápidas e eficientes e para que o processo de como deixar a casa organizada seja mais simples sempre.
 
O Westwing sabe que a casa é o um refúgio pessoal e, por isso, quer que sua casa esteja sempre arrumado e aconchegante possível. Separamos algumas dicas para garantir o seu bem-estar com apenas alguns minutos por dia. Você conseguirá realizar pequenas tarefas domésticas e irá manter a sua casa sempre em ordem. 
 
Com a ajuda da Ana Afonso, do site Ana Afonso Organizer, e da Priscila Saboia, do site Reorganize, ambas personal organizers, damos dicas de como manter a casa organizada mesmo sem tempo para grandes faxinas. Aproveite as sugestões e inspire-se com a gente!
 
Como Manter a Casa Organizada Todos os Dias?
O tempo é uma ferramenta cada vez mais escassa e valiosa. Por isso, separamos alguns truques e dicas de como organizar uma casa e manter tudo organizado diariamente, fazendo pequenas arrumações cada vez mais rápidas.
 
Saber como deixar a casa organizada é um desejo de todos, a dica é simples: tudo deve ficar sempre em seu devido lugar. Sujou, limpou e usou, guardou são premissas básicas. Uma importante forma de como manter a casa organizada é colocar as peças onde elas pertencem. A Ana completa: “Sempre que sair de um ambiente, analise em volta para ver se não há nenhum objeto que não pertence àquele lugar e tire-o de lá. Faça um esforço para que todos na casa utilizem a mesma técnica”.
 
Como arrumar o quarto?
Primeiramente, é indicado que a cama seja arrumada todos os dias pela manhã, de preferia assim que levantar. E é necessário manter a cama sempre arrumada para ter essa rápida sensação de que o quarto está mais organizado. Manter as portas dos armários sempre fechadas também passa essa sensação de ordem.
 
Além disso, para manter o quarto arrumado é necessário guardar as roupas e sapatos de forma organizada no guarda-roupas ou sapateiro. Sapatos jogados pelo cômodo ou desorganizados dentro do guarda-roupa passam a sensação de desorganização no ambiente. Roupas acumuladas fora do guarda-roupas também devem ser guardadas ou colocadas no cesto de roupas para lavar.
 
Para facilitar é importante garantir que todos os itens tenham lugar para serem guardados, facilitando na hora de colocá-los no lugar. 
 
Como manter a cozinha limpa e organizada?
A dica para manter a cozinha limpa e organizada nesse ponto é simples: limpe tudo imediatamente quando sujar e vá arrumando o cômodo e lavando a louça enquanto cozinha. Assim, quando terminar, tudo estará encaminhado para a faxina e a sujeira não acumulará. Lembre-se, ajudar a manter a casa organizada também inclui a limpeza, varra para tirar as migalhas e passe um pano no chão assim que acabar suas tarefas.
 
Como manter a Sala arrumada?
Primeira dica para manter a sala arrumada é não deixar coisas em cima da mesa. Tenha um porta controle remotos para organizar o seus controles. Não deixe sapatos pelo chão e nem copos pelos móveis. Organizar as almofadas decorativas no sofá também é uma maneira de manter a sala em ordem.
 
A Ana indica que as correspondências e papéis sejam sempre olhados, para que sejam descartados os que não possuem mais uso, uma ótima solução de como manter a casa organizada. 
 
Como fazer uma faxina rápida e organizada?
Há formas de otimizar o tempo também na hora da faxina para deixar a casa organizada. Nessa situação, os truques de como manter a casa organizada se estendem ao planejamento pessoal e gerenciamento de tempo. Dedique até 15 minutos no dia a dia para colocar as coisas no lugar. 
 
A personal organizer Priscila recomenda que as tarefas de arrumação diárias e atividades na lavanderia sejam relacionadas. É interessante determinar dias para lavar roupas e passar a saber quais serão os trabalhos diários, como arrumar banheiros, arrumar camas, tirar lixo, entre outros.
 
Indica-se que a manutenção seja feita por áreas, como sala, quarto, cozinha, banheiro e área de serviço e que a limpeza seja feita em dias alternados. O ideal é que todos moradores da casa colaborem em para manter a casa organizada sempre. 
 
Ela completa: “Organize os produtos de limpeza e acessórios em um balde ou cesta antes de começar a limpeza. Poupa tempo e evita ir e vir até o armário da área de serviço“.
 
Alguns pequenos esforços diários podem poupar tempo na hora da faxina. Siga os passos de como manter a casa organizada e chega de bagunça!