Atendimento Online ATENDIMENTO OFFLINE

Tudo que você precisa saber sobre visitas em condomínios

08/09/2021 - 10:19 - Fonte: duplique.com.br

Na temporada de verão, que começa em meados de dezembro, são comuns as viagens e visitas aos parentes, inclusive àqueles que moram em condomínios. Mas você já sabe quais são as regras para receber suas vistas da melhor maneira possível? Entenda mais sobre.
 
-Fique atento ao regimento interno do seu condomínio;
 
-Boas práticas do condômino;
 
-Dicas para o visitante.
 
 
Fique atento ao regimento interno do seu condomínio
 
A visitas não estão previstas dentro do código civil, que é o guia mais abrangente quando se fala de regras para condomínio. Por esse motivo é importante avaliar o regimento interno do seu condomínio e o que nele é orientado em relação a esse a outros casos também. 
 
No regimento interno estão previstos os procedimentos corretos sobre várias situações rotineiras, mas não tanto sobre a boa utilização dos condomínios e de suas áreas comuns. Para saber mais sobre esse assunto leia nossa artigo sobre Convenção de Condomínio e Regimento Interno:  entenda a diferença entre esses documentos.
 
Vale lembrar que cada condomínio pode lidar com esse assunto de uma maneira diferente e que, desde que acordado em assembléia, as regras são válidas e devem ser cumpridas por todos.
 
 
Boas práticas do condômino 
 
Existem alguns condomínios que reservam espaços específicos de estacionamento somente para visitantes. Nesse caso é sempre válido utilizá-los. Quando não há esse espaço reservado, o condômino pode ceder o seu espaço de garagem ao visitante pois esse espaço é uma propriedade do morador. Podem existir também casos em que é necessário a identificação do visitante, bem como cadastro formal. Todas as regras devem ser seguidas para garantia de segurança.
 
É importante ter em mente que o morador é sempre o responsável pelas suas visitas. Em caso de mau uso dos espaços comuns do condomínio por algum visitante, o morador que a recebeu é quem deve arcar com possíveis penalidades, sobretudo o que prevalece é a manutenção da harmonia entre condôminos e não condôminos.
 
 
Dicas para o visitante
 
Como visitante é sempre importante ter mente que além de ser o lar de alguém querido o condomínio também é o ar de muitas outras pessoas e a coletividade e empatia prevalece nas atividades da área comum. 
 
Seguem algumas dicas práticas para que a sua visita seja agradável para você e para todos: tome cuidado com barulhos altos e com os horários, certifique-se com o morador que o seu automóvel está no local adequado para visitantes, nas áreas comuns como salão de festas e piscina, por exemplo, cheque as regras aplicadas aquele local, em alguns condomínios os visitantes não são aceitos nesses espaços ou existem regras aplicáveis somente a eles, e, por último mas não menos importante, mantenha o bom senso e divirta-se na estadia.